21 de abril de 2011

Série peito x tríceps ERRO!

É muito comum nos treinos que fazemos na academia, malharmos dois músculos por dia em séries alternadas, sendo normalmente 03 repetições de um, 03 repetições de outro. Mas será que estamos malhando os músculos ou combinações dos músculos corretas? Então eis a pergunta: qual músculo deve ser trabalhado junto com qual?

A idéia é que você possa trabalhar músculos diferentes, sendo que ao executar um, indiretamente não esteja antes da hora sobrecarregando tanto o outro, apesar de isso ser muito difícil já que o corpo todo trabalha em conjunto. Mas há casos que fica evidente que em um único exercício se trabalha os dois músculos que deveriam ser trabalhados separadamente, como é o caso de peito e tríceps num mesmo dia.  
Quando você esta trabalhando os músculos do peitoral, indiretamente esta trabalhando tríceps e detalhe, com muita intensidade já que toda a força que se faz para subir e baixar os pesos não depende só dos músculos do peito, sim dos braços e ombros, muito mais dos músculos dos braços e nesse caso, mais dos tríceps e com bem menos intensidade, muito menos, os bíceps. Mas o que se ver muito pelas academias, são pessoas fazendo peito e tríceps num mesmo dia, no mesmo treino.

Vamos pensar um pouco: se eu malho peito com cargas altas e faço (3 x 10) 3 séries  - 10 repetições - onde também estou trabalhando nos exercícios indiretamente, tríceps, indiretamente mas já o sobrecarregando pelas cargas e repetições, qual o sentido de quando terminar as séries para peito, executar mais (3 x 10)  3 séries  - 10 repetições -  só para tríceps onde o músculo já foi submetido a uma grande exaustão? 

O ideal é que, como já citado a cima, o músculo que deverá ser trabalhado no mesmo dia pelo aluno, praticante, possa ser um músculo que não já esteja sendo sobrecarregado pela execução do anterior, como no caso do tríceps na execução do exercício para peito.  

Já quando trabalhamos bíceps, não importa de que forma seja, sentado, em pé, concentrado, alternado, com halteres ou barra, estamos trabalhando apenas os músculos do bíceps e indiretamente, mas bem menos, os músculos do antebraço, músculos esses que devem ser também trabalhados separadamente, mas que no treino para bíceps não percebemos a sua exaustão, sendo assim, uma boa opção para se trabalhar junto com peito, já que em sua execução o foco é mesmo o músculo trabalhado, o bíceps.   

Em relação ao tríceps, eu recomendo malhá-lo junto com ombros, já que ambos trabalham individuais um não enxergando o outro no mesmo treino, ninguém sobrecarregando ninguém.
 
A termo de curiosidade: o exercicio Pullover, exercicio feito para ganho do peitoral, é o que mais trabalha o triceps indiretamente, chegando a exaustar em muito esses músculos.

 





 Se quiser conhecer mais, quais músculos você está trabalhando em qual exercício clique aqui!
Compre seu suplemento no melhor site: corpoperfeito.com

114 comentários:

Soares disse...

LIXO

Tiago Luciano disse...

Olá Soares, respeito sua opinião, viva a democracia... Meu dever como blogueiro e como alguem que se preocupa, em se tratando do assunto que abordo nessas matérias, é alertar os meus leitores para que sempre tenham um bom resultado e desempenho em seus treinos. Fique a vontade para contiuar fazendo do seu jeito. Bons treinos.

Adam Beyer disse...

ae thiago! o Treino de Costas no caso. vc combina com oque sobra. no caso ficaria "costas x trapezio"???

Arthur Felippe disse...

FAÇO EM CASA EM UMA ESTAÇÃO DE ACADEMIA KENKORP
Suporte até 70kg no supino reto e 50 no inclinado e costas..


Peito e Biceps

Biceps Rosca
Biceps Scoot
Voador Frente
Voador Invertido
Biceps Alternado
Supino Reto
Supino Inclinado
Abdominais


Costas e Triceps

Pulley Aberto
Remada Baixa
Remada Alta
Pulley Fechado
Triceps Pulley
Triceps Invertido
Pulley Costas
Abdominais


Trapézio, Alongamento e Pernas

Alongamento
Trapézio
Flexora
Extensora
Abdominais
.........................

existe algo de errado ou que possa ajudar a melhorar ?

Unknown disse...

muito bom o artigo e não ligue para esses ignorantes que chamam de lixo o que na verdade é um belo de um conhecimento...

Augusto disse...

mto legal esse texto parabéns!!!!esta correto...

Andrei.. disse...

quais são suas bases para afirmar isso??

Tiago Luciano disse...

Olá Andrei.
Primeiro de tudo, obrigadoi por ler os artigos do meu blog, você é um dos milhares...

Olha, as minhas bases para afirmar e continuar afirmando o assunto abordado no artigo: Série peito x tríceps ERRO!são simplesmente: conhecimento, pratica, observação, análise e meu corpo como prova, cobaia e testemunha do que esta escrito. Vai na fé irmão. Bons treinos

Marcelo disse...

Olá Tiago
Por um lado concordo, mas por outro a ideia do treino não é de exaurir o músculo ao máximo? Sendo assim, o treino de tríceps desgastado pelo treino de peito não seria uma forma de fazer isso?
Abraço

elielton disse...

vó fazer para ver se da serto...

Unknown disse...

Mas aí correria um risco de treinar um mesmo músculo em dias seguidos, como por exemplo:

SEG - Peito (indiretamente treina trícpes) e Bíceps
TER - Costa (Ind treina bícpes) e Trícpes
Quarta - Ombro e perna...

Ramon Braga disse...

A força que você usa quando treina costas, está principalmente nos bíceps... a Terça - Feira seria terrível para os bíceps se fosse para treinar costas, sendo que treinou bíceps na segunda - feira... porém, se treinar Perna na Terça ficaria, Perna e Ombro? é muito comum essa combinação, e ruim pra cair na Terça pois o treino de peito esforça os ombros também. Um treino deve ser intenso (para quem quer resultados) por isso não discordo do treino de Peito Junto com Tríceps. Quando se treina Peito e em seguido os Tríceps, você está continuando o que estava fazendo, porém, enfatizando os tríceps dessa vez, Tríceps é o grupo muscular chamado de músculo Secundário nos treinos de peito e de ombro também, sim, os tríceps tem tudo a ver nos treinos de ombro assim como no de peito (exceto por alguns exercícios como elevação frontal e lateral por exemplo). O plano de "treino perfeito" deve ser avaliado pelo próprio Atleta, ninguém pode dizer o que é certo ou errado no seu treino, a não ser, seu treinador, personal, ou até um nutricionista, tem que ser alguém, que lhe acompanhe sempre, para saber, do que você precisa ou não. Além disso, muito coisa está envolvida, a genética, alimentação, suplementação (sem essa de anabolizante, isso é coisa pra gente fraca, sem garra e força de vontade pra lutar pelo físico)
Por isso digo que, não julgo a forma de treino do Tiago, funciona pra ele, pode não funcionar pra mim, ou pra qual quer outra pessoa, isso é relativo, e a genética conta muito.

2xborg disse...

Ao meu ver sendo secundário o tríceps, quando malhamos peito, n atrapalha quando de fato malhamos o tríceps, é como se malharmos peito Jah aquecendo o tríceps...
E se tiver dificuldades pra malhar, deixe o tríceps para uma outra hr, tipo:
Peito de manha e tríceps a tardinha..

Suricate disse...

Quando se fala de treinamento, seja ela pra capacidade aeróbica ou anaeróbica, deve-se levar em conta três princípios: SOBRECARGA, ESPECIFICIDADE e REVERSIBILIDADE. Focando no princípio da sobrecarga, que diz que os sistemas orgânicos só aumentam sua capacidade em resposta a uma sobrecarga de treinamento, não vejo problema nenhum em sobrecarregar o tríceps treinando PEITO e TRÍCEPS. Na verdade, o problema está em fazer 10 exercícios diferentes para tríceps quando você já fez 10 exercícios de peito. O ideal seria que você malhasse SIM no mesmo dia Peito e tríceps, porém com os exercícios para Tríceps sendo metade dos exercícios feitos pra Peito. Por exemplo, 5 exercícios de Peito e 2 ou 3 para tríceps (Já que não tem como fazer 1/2 exercício.). E essa é minha opinião como Fisioterapeuta e Profissional de Saúde, não como Rato de Academia. Seria legal exercitar a mente também com um pouco de leitura. Recomendo que você leia um bom livro de Fisiologia do Exercício como o FOX ou o POWERS.

Referências:

1- Fox, E. L.; Bower, R. & Foss, M. L. 1993. The physiological basis for exercise and sport. Brown and Benchmark, Madison.

2-Powers, S. K.; Howley, E. T 2004. Fisiologia do Exercício- Teorias e Aplicação ao Condicionamento e Desempenho. 5ª ed. Manole, Barueri.

Tiago Luciano disse...

Olá Suricate.
Olha,é como eu sempre falo, todos tem a sua opinião e as defendem com seus argumentos e eu as respeito e sempre vou respeitar.

Mas como você mesmo falou, você esta dando sua opinião como Fisioterapeuta e não como alguém que sabe, entende, pratica e vive a coisa.

Você ainda sugere:Por exemplo, 5 exercícios de Peito e 2 ou 3 para tríceps (Já que não tem como fazer 1/2 exercício.) - Não existe isso de 5 exercícios para o mesmo músculo, no máximo 4 e no mínimo (recomendado) 03.

Mas é bom saber que as pessoas estão lendo e se pronunciando a respeito das postagens desse blog. Abraço a todos.

Ramon Braga disse...

Bem, como praticante e pesquisador a 3 anos, ou melhor, como "rato de academia" (como o companheiro Suricate afirmou)eu digo, 5 exercícios para peito? Isso não é apenas errado, isso é um absurdo! 4 exercícios ainda é muito também, é claro que depende do objetivo. O recomendado para Ganhos de peso/massa muscular é 3 exercícios para cada músculo, mais que isso é para detalhes/definição.

Tiago Luciano disse...

Concordo com você. 5 exercícios para qualquer músculo individual, isso é um erro, há não ser é claro se o objetivo for a hipertrofia...

Mas é como eu falo, como administrador desse blog, eu aceito, respeito e leio todas as opiniões que são dadas a respeito das minhas publicações.

Angelus Pacifer disse...

Tiago,

Faço treino AB, 4x na semana. Assim:

seg - costas, bíceps, ombros e abdômen (B)
ter - peito, pernas, tríceps e antebraço (A)

quarta e quinta - descanso

sex - B
sab - A

Então, seria melhor fazer assim:

seg - costas, tríceps, ombros e antebraço
ter - peito, bíceps, pernas e abdômen

Certo ? E outra coisa, seria melhor malhar bíceps só uma vez na semana ?

Abraços !

Sr. Charles disse...

Segunda: Treino peito e biceps
Terça: Treino costas e triceps
Quarta: Treino pernas e Ombro
quinta: Treino peito e biceps
sexta: Treino costas e triceps

O que você acha thiago? preciso da sua opinião brother! :D

Tiago Luciano disse...

Caro Charles, na minha opinião, seu treino esta muito bom, seu cronograma. Mas repare que dos grupos musculares que você esta trabalhando na semana, há um grupo que só é trabalhado uma vez só: Perna e Ombro - para resolver esse problema, se vc assim quiser, é só você alternar na sua rotina diaria de treino. como vc termina a semana com costa e triceps e nessa semana ja malho-os 2 vezes, vc inicia a proxima semana com Perna e Ombro, assim vc malha-os 2 vezes tambem. sempre irá ficar um grupo daquele dia sendo trabalhando uma vez só na semana, mas nas semanas seguintes se repõe e ja deixa outro....

Unknown disse...

Eu malho segunda peito bíceps e 2 ex de ombro
Terça costas triceps e 2 ex de perna
Quarta ombro e perna
Quinta peito e bíceps
Sexta costas e triceps
+ abdômen segunda quarta e sexta, oque acham??

Tiago Luciano disse...

Olha seu treino esta muito bom, bom mesmo, só esta faltando encaixar no seu treino, Antebraço. Mas de resto esta tudo OK>

Unknown disse...

Vou colocar nos dias do triceps e costas já que trabalho o antebraço indiretamente junto com bíceps

Unknown disse...

Olá Tiago, tudo beleza?

Meu treino se classifica assim:

Segunda = Peito + Bíceps + Antebraço + Abdominal (série de 30 min) + Aeróbico de 50 min (20 bicicleta + 30 esteira)
Terça = Costas + Tríceps + 50 min Aeróbico de 50 min (20 bicicleta + 30 esteira)
Quarta = Ombro + Trapézio + + Perna + Abdominal (série de 30 min)
Quinta = Peito + Bíceps + Antebraço
Sexta = Costas + Tríceps + Abdominal (30 min) + Aeróbico (30 min esteira + 20 min bicicleta)
Sábado = Ombro + Trapézio + Perna

Tentei dar 48h para os músculos das pernas descansarem e fazer aeróbicos de 50 min para perder gordura, sendo que tento matar 30 min a uma velocidade de 9.6 Km/h e bicicleta vou seguindo o ritmo. Nos treinos de abdômen tento "destruir" ele com cargas e dou descanso de 48h.
Estou fazendo certo?

Tiago Luciano disse...

Olá Unknown... você não se identificou!!

Mas em relação ao seu cronograma, esta muito bom, de acordo com o seu objetivo que, ao que me parece, é definição e perca de gordura, por isso os aeróbicos...
Todo treino feito e executado com foco e determinação é sempre o melhor treino desde que também, o corpo responda aos estímulos sem muito desgaste.

Bom treino.

MiRo disse...

Grande Tiago, parabéns pelo artigo.

Devido a falta de tempo, disponho de apenas 3 dias da semana pra trabalhar o corpo. Já tentei os protocolos Heavy Duty e GVT, tive bons ganhos nas pernas e braços, porém os peitorais permaneceram estagnados. Atualmente (2 semanas)meu treino está com a seguinte divisão ABC1X:

[A] PEITO(4ex.)/OMBRO(1ex.front)/TRÍCEPS(2ex.)
>>OFF<<
[B] PERNA(leg45º+extensora 10x10)/TRAPÉZIO(1ex.)
>>OFF<<
[C] DORSAIS(4ex.)/OMBRO(1ex.post)/BÍCEPS(2ex.)ANTEBRAÇO(1exercício)
>>OFF<<
>>OFF<<

Meu treino de peitoral é:

Supino Declinado 4x8
Supino Reto 4x8
Supino Inclinado c/ Halteres 4x8
Voador (peck deck) 3x12

Considerando o que preciso hipertrofiar peitorais, o que você me sugere Tiago?

Um forte abraço e bons treinos!


Tiago Luciano disse...

Caro Miro,
Olha, seu treino para Peito esta bom, o que tem que se ver é a intensidade que você os faz, tipo, o tempo de descanso entre as repetições e o peso usado.
Mas uma dica que lhe dou para um bom ganho desses músculos é trabalhar esses músculos com o treino PIRAMIDE DECRESCENTE - é um Dropset, só que com intervalos de 1minuto de descanso entre as séries.
Funciona assim: Você usa uma carga máxima para fazer a 1ª série - 80kg 6 a 8 rept. 2ª diminui a carga, 70kg 8 a 10 rept. 3ª diminui a carga, 60kg 10 a 12 rept. Esse é a piramide decrescente, mas você pode fazer a CRESCESTE tambem, só que é o contrário, você começa um pouco peso e aumentando as cargas.

Valeu - bom treino.

Marlon Oliveira disse...

holá Tiago (:

Velho Preciso de Algumas Dicas e Tirar Algumas Duvidas..
Ve ae se tem como me ajudar..

Tipo
Faço Treino abc,
Segunda feira Peito e Triceps .. Abdominais
Terça Feira Costas e bicep´s..
Quarta Feira FAço Perna e TRapzio.. e abdminais dnv..
e assim vai...
todo dia a, b, c...
esse treino é bom? tá mais ou menos? treino hard e talls.. mas ñ quero pra ficar monstro saks? só pra ter um fisico bom e definido ._.
tomo suplemento tbm..
preciso adicionar mais alguma coisa no meu treino ou está bom assim? faz 1 ano e meio q faço academia.. antigament eu tinha 1,88 e 67kg's.. hoje tenho 1,91 e 87kg's..
sepá tbm queria umas dicas suas sobre "alimentação " tem como indicar algo? pq a minha é uma vdd porcaria :) como de tudo :S não evito nada :l
Se puder ajudar ai ..
agradeceria mano ;)

ednaldo disse...

amigos treino segunda costa e biceps, quarta perna e onbros e sexta peito e triceps, mas cinto exautão tanto no biceps quanto no triceps, estou pensando em mudar, segunda costa e triceps, quarta perna e onbros e sexta peito e biceps.desta forma eu tenho tenpo de recuperação entre costa ebiceps, mas não taria treinando peito e triceps duas veses por semana, já que no treino da segunda estou usando o biceps no treino de costa e na sexta treinando biceps outra vez? e o mesmo não estaria acontecendo com o triceps?.

Tiago Luciano disse...

Olha, você fez uma complicação danada nessas suas perguntas e duvidas... mas é o seguinte!
Você esta treinando dia SIM dia NÃO, não era pra você estar sentindo tanta exautão, o normal é treinar de SEGUNDA a SEXTA, todos os dias, musculos diferentes, e mesmo assim, não causa tanta exautão, o que pode estar acontecendo é você estar exagerando nas repetições e/ou cargas.
Existe tambem, vendo seu primeiro treino, um fator que pode estar influenciando nessa exaustão, é o fato de você trabalhar no mesmo treino PEITO E TRICEPS, não recomendo a união desses dois musculos no mesmo treino, ele causa muita exautão principalmente no TRICEPS, com retrato no artigo desse blog e dessa matéria.
Nesse seu novo treino, o que você formulou, acredito que é o mais indicado e não se preocupe, se não for sua intenção, você não vai estar trabalhando duas vezes os muculos que você citou.

ednaldo disse...

obrigado tiago,e desculpe pela confusão.

Rafael Mendes disse...

ouxe! por que ta apagando meu comentario? num respeita a opinião de todos? entao, apaga não pow!

Rafael Mendes disse...

Galera na boa! Profissionais da área do bodybuilding sempre utilizaram treino de PEITO com TRICEPS e COSTAS com BICEPS e tem os resultados que eles têm hoje! É só olhar, Jay Cutler, Ronnie Coleman, Dennis Wolf, Alexey Lesukov que é um Russo que treina desde novo com seu pai e podem pesquisar por ele que ele era um monstro com 16 anos de idade e atualmente um monstro maior ainda! e pesquisem o programa de treino deles! todos fizeram PEITO e TRICEPS ou COSTAS junto com BICEPS e tiveram algum problema de resultado? É só olharem pra eles. Sempre foi considerado Correto treinar músculos grandes como peito e em seguida seus músculos sinergistas como o tríceps no caso de peito. Aliás, isso nunca foi uma coisa discutível!
Vocês já pararam para pensar que vocês não estão dando descanso para os músculos sinergistas? Peito e bíceps na segunda e costas e tríceps na terça? Já cansou bíceps na segunda e vai cansa-lo novamente na terça treinando costas? Que resultados vocês estão querendo? O musculo cresce no descanso vocês sabiam disso? Outra coisa cansou tríceps no treino de peito mas ele não foi isolado corretamente, então querem isola-lo na terça quando ele poderia estar descansando? O cansaço dos músculos sinergistas em peito ou costas não é o suficiente, por isso sempre foram treinados juntos!
E outra, são profissionais que fazem treinos assim como estou falando!! até o proprio Arnold Schwarzenegger fazia seu treino assim, tenho vários vídeos desses caras por isso afirmo isso! E o Arnold? Foi quem foi não é mesmo? Respeitado por fãs e centenas de bodybuilders no mundo todo! Mas com todo respeito e na boa mesmo, quem é Tiago? pra ser assim Tão profissional e discordar do treino que esses caras que citei aqui fazem?? Esses caras que já ganharam grandes títulos e competições durantes anos!! abram os olhos! só digo isso! se perguntem quantos aqui chegaram a pelo menos 48 de braço com esse treino doido que Tiago indica? NINGUEM! E não venham dizer “ah mas eu comecei a pouco tempo esse treino que Tiago aprova, mas eu chegarei” acreditem, desse jeito, eu garanto que não vão.

Tiago Luciano disse...

Caro Rafael Mendes, olha se você não escreve novamente eu não haveria percebido que exclui seu comentário... Por isso, desculpas, foi sem querer.

Em relação a sua opinião a respeito da matéria citada aí a cima... Você tem toda a razão de descordar de mim, assim como muitos tem a mesma razão de concordarem comigo. Se você acha que deve levar em consideração, atletas como você cita os nomes, Halterofilistas, que vivem se entupindo disso e daquilo para se espelhar nos resultados, fique a vontade. Se por isso, eu me espelho num cara amigo meu, que nunca malhou na vida, nunca foi numa academia e com certeza tem mais musculos e é maior do que você e eu. E aí, quem tem razão???

Assim como você quer, na sua visão, "abrir" os olhos dos leitores, eu procuro fazer o mesmo papel, só que você com sua tese e eu com a minha.

E respondendo sua pergunta: Quem é Tiago Luciano??

Um cara da área que tem acessos e leitores no blog em nada menos que 64 países diferentes e que recebe e-mail com duvidas, elogios e sugestões de todas as partes do mundo,e que diferente de você, pesquiso e me aprofundo nos assuntos tratados neste blog.

Mas, mesmo assim, respeito sua opinião.

Bom treino. E não esqueça de treinar Peito x Bíceps...

Rafael Mendes disse...

oux cara, para de apagar pow! deixa ai!

Rafael Mendes disse...

Excluiu 2 vezes sem querer? Tranquilo =)

Cara, acha mesmo que eu não pesquiso? talvez você nao pesquise, mas citei os bodybuilders apenas porque são profissionais da área ao contrario de você (que não é capacidado pra passar séries e nem aprová-las). Falei o que falei pelo que vi ou aprendi. Tenho como exemplo um amigo meu, que treina a 6 anos e conheço o cara desde a minha infancia. ele levanta 200kilos no agachamento livre, 130 no supino plano e inclinado, e 140 no declinado. Da pra ter ideia que ele é meio forte né? " bem, isso se for pra colocar em questão as amizades como voce falou do seu" que nao treina e é mais forte que eu e voce, não é isso? primeiro, me perdoe mas voce nao deve saber como eu sou ou como treino, nao tem como afirmar se ele é mais forte que eu, da mesma forma como não posso afirmar algo tambem, por nao conhecer o cara. Mas se ele é o Hercules que voce ta falando(sem treino) então parabens pra ele pois pode nos chamar de lixo avontade. Mas só pra constar, sua colocação foi completamente inutil, um cara que nao treina nao precisa ser citado, estamos falando do treino que voce indica para as pessoas, primeiro que nao da pra falar sobre treino ideal, sabia que cada um tem sua genética? pois bem, pra passar series pra alguem tem que saber a rotina da pessoa, o biotipo e tambem alimentação. Ai sim voce passa ou aprova uma série, mas voce, nao faz ideia de como são essas pessoas. E aí?? Quem tem razão??
Já viu treinador Online? Acho que ele perguntaria como o cliente se alimenta, qual sua rotina diária, e tambem pediria fotos. Desde quando começou a treinar até os dias atuais! Não acha? Quer ter razão ainda?
Vamos falar sobre razão, voce tem um artigo falando sobre endomorfo, ectomorfo e mesomorfo, voce aprova a série da galera sem nem ter idéia de qual biotipo se enquadram!! Acho que isso sim não é ter razão nenhuma! Por que voce é um cara tão instruido e tão generoso e não aconselha a galera a procurar um profissional? Já que voce nao é um! eu acho que eles ganhariam mais com isso.
Mas em relação aos bodybuilders que citei, são apenas caras dedicados que amam o que fazem assim como todos nós aqui. Uma diferença entre nós e eles é simples, Dinheiro, Patrocínios de empresas de suplementos, Nivel de dedicação, Treinadores excelentes(alguns possuem), Alimentação 100% focada no objetivo sem se deixar levar por tentações, Uma bela noite de descanso, que muitos por aqui até tentão ter e infelizmente muitos não conseguem por motivos como escola, curso, facultade ou trabalho. Já os bodybuilders, tem o treino como trabalho! E são realmente inspiração pra muitos. Inclusive pra mim.

Não importa se muitos visitam ou elogiam seus artigos, não justifica voce passar series ou aprova-las sem conhecimento suficiente, ou acha que suas "perquisas" te tornam um proficional??
Mas respeito voce, seus artigos são legais, apenas discordo deste!

Mas apenas reflita um pouco, se voce treina o biceps intensamente em qual quer dia que seja, voce vai mesmo treinar costas no dia seguinte? tem certeza que seu biceps terá o descanso merecido do treino pesado do dia anterior? sabia que o musculo cresce no descanso ne? Ou acha que é só tomar um Whey + Malto e simplesmente ele está pronto pra outra? se está impedindo que ele descance... entao nao quer que ele cresca? está pensando apenas no peito? cara, voce realmente nao tem conhecimento pra isso, desculpe lhe informar.

E não se preocupe, me lembrarei sim, de treinar peito e bíceps, ambos em dias completamente diferentes.

Diego farias disse...

Tiago Luciano eu vou começar na academia tenho 1,74 de altura peso 60 quilos e 19 anos qual tipo de séries eu tenho q fazer você poderia passar pra mim??

Marco Antonio disse...

Bom, respeito todos os posts aqui, inclusive deixo meus parabéns ao Tiago Luciano pela ótima orientção aos seus seguidores... Tudo certo, mas não podemos deixar de citar que treinamento não é receita de bolo, que existe o principio da individualidade biológica... apenas Tiago, acho que vc se contradizem respeito a treiamento de ombro e tríceps, sendo que todo movimento em que acomete a extensão do cotovelo o motor secudário ou o músculo antagonista, sempre será o tríceps... eu particurlamente não acho errado peito e tríceps, mas respeito... Abração.

Vinicius Oliveira disse...

ooooooooooooooh seus animais burros e troxas que falaram que o texto e bom, esse texto e uma grande merda, se você malha bicips e peito no mesmo dia e no outro você malha triceps e costas vai da merda, pq? pq quando você malha costas você malha o biceps secundariamente, assim catabolizando a porra do musculo, pq? pq a porra do músculo não teve tempo suficiente pra descansar, e outro o músculo ele so pode ser malhado no máximo 3 vezes na semana... se um pessoa malha todos os dias, e se ele for seguir isso que cê falou, vai da merda pq o músculo dela vai catabolizar... então e isso cara! acho que cê tem que se informa mais!

Tiago Luciano disse...

Caro amigo Vinicius, você é mais que assim como eu defendo algo que acredito!! Então porque você acha que você está certo e eu não??
Se você não for malhar porque vai trabalhar esse ou aquele músculo SECUNDÁRIO, tentando obter certo período de descanso ou beneficio, você não vai nem precisar sair de casa!! Porquê? Porque, todos os exercícios sejam eles, peito, ombro, biceps, triceps, costa, perna... Todos eles são feitos em conjunto seu (&%$#@) não sabia disso?? Tente fazer uma série de Rosca direta sem usar o OMBRO, ANTEBRAÇO, ABDOMEN!!! Tente fazer uma série de peito, supino reto, sem usar o OMBRO, BICEPS, TRICEPS, ABDOMEN e ANTEBRAÇO... E assim por diante... A intenção é usar os musculos menos exigidos numa série para poder trabalhar melhor, sem cansaço o proximo musculo no caso Peito e Biceps...

Mas você esta completamente certo, no seu erro em continuar treinando errado, fique a vontade!!!

Bom treino!

kristian george disse...

Bom não discordo de você aliás quando comecei seguia basicamente esse treino, agora pretendo trocar o que acha:

Segunda: Peito X Biceps + Antebraço
Terça: Ombros X Pernas + Abdominais
Quarta: Costas X Triceps
Quinta: Ombros X Pernas + Abdominais
Sexta: Peito X biceps + Antebraço
Sabado: Costas X Triceps
Domingo:Off

Comecei esse treino novamente, senti muito cansaço mas vamos ver no que dá.. se sentir resultados mas satisfatórios continuo com ele!

Abraços!

Tiago Luciano disse...

Caro Kristian George,
Não sei como era o seu treino antes, mas esse seu novo cronograma esta razoavelmente bom.

Você fala que sentiu muito cansaço ao começar esse treino novamente, é super natural. Qualquer estimulo diferente que o corpo venha a receber, ele irá sentir, é a fase de adaptação, logo não sentirá mais...

O que acha disso?
Segunda: Peito X Biceps + Antebraço
Terça: Ombros X Pernas + Abdominais
Quarta: Costas X Triceps
Quinta: Peito X Biceps + Antebraço
Sexta: Ombros X Pernas + Abdominais
Sabado: Costas X Triceps
Domingo:Off

Obs: só alterei o treino de Quinta para Sexta e Sexta para Quinta.

Dessa forma, você vai ter sempre 2 dias entre o grupo muscular que foi trabalhado para a próxima vez que o trabalhará novamente. Intervalo de 2 dias... não 2 dias de descanso, no seu caso só no Domingo, mas falo dos dias sem trabalhar os mesmos músculos.

Pensa nisso!!

alexandre silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alexandre silva disse...

desde ja agradeço!!! abração

alexandre silva disse...

como eu sou novato na malhação aceitaria mais dicas, meu Email é alexandresilva528@gmail.com!!! aceito outros exercicios para cada dia se esse nao for o melhor pra mim!!!

kristian george disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dinho disse...

meu treino e segunda peito e biceps
terça e ombro e triceps
quarta e costa e trapezio
quinta pernas e panturrilha
sexta e antebraço e abdominais
mais o abdominal eu malho todos os dias

kristian george disse...

Pessoal melhor coisa e consultar um personal , fiz o treino peito e triceps tinha 44 de braço fazendo peito x biceps fiquei com 42 de braço...tive uma perca enorme, aconselho consultar quem realmente estudou e saiba analisar devidamente seu treino, peito e triceps não é um erro varia de corpo a corpo não caia nessa!!! procure realmente quem estudou!!

Tiago Luciano disse...

Caro kristian, a intenção do meu blog não é forçar ninguém a mudar o seu treino, meu blog assim como muitos e muitos sites também é passar informação aos seus leitores. Existem milhões de sites e blogs que tem suas próprias idéias e ideais. O meu é só mais um.
O artigo está aí, leu? Não concorda? Respeito a sua opinião, é como eu falei, não quero forçar nem fazer ninguém a fazer o que não quer nem o que não considera certo - mas fica a informação.

Mais uma coisa, ao contrário de você eu, e outros leitores não PERDERAM centímetros de músculos, como você, e sim GANHARAM após a troca do referido exercício.

Bom treino

jhonata farias 1º G disse...

gostei muito de ler o blog , e o artigo me deixou com duvida ja que o professor na academia colocou para me malhar peito com exercicios como : ( puxada supinada , " para trás , voador ,pullouver ...), e malhar triceps com exercicios compostos no mesmo dia , estou vendo os ganhos mais estão muito demorados gostaria de saber se esta certo ou devo mudar alguma coisa desde já agradeço

Tiago Luciano disse...

Olha Jhonatas, os exercícios para trabalhar o peitoral que seu instrutor lhe passou são bons,correto - a minha única discordância é em relação a junção desses exercícios com os exercícios para se trabalhar o tríceps e de acordo com o artigo do que você mesmo leu, não preciso dizer mais muita coisa né!? Você já reparou depois de trabalhar o Pullouver que seus tríceps ficam muito enrijecidos e doloridos?! Porque isso??? Porque o tríceps esta sendo trabalhando indiretamente mas com muita exigência nesse exercício, então não tem praquê trabalha-lo novamente depois, só que agora apenas tríceps, sendo que você não vai conseguir dá o seu melhor nesse exercício devido ao desgaste sofrido anteriormente no treino para peito... Desse modo, o mais indicado é se trabalhar outro músculo junto com o treino para peito, eu recomendo bíceps, indiretamente ele também é usado, como todos, mas no caso, muito menos e com bem menas intensidade.

Fica a dica.

Romulo Carvalho disse...

Nos Meus treinos gosto de variar a cada 2 meses

peito x bicepes
peito tricepes
xxxx
costa x bicepes
costa x tricepes

mas ultimamente tenho testado uma variável
peito x ombro = notei um grande estimulo no desenvolvimento de ambos , porem existe uma grande sobrecarga no ombro .

oque voce acha da serie Peito x Ombro ?

Tiago Luciano disse...

Olha Romulo Carvalho, é sempre bom variar um pouco sempre que possível, de preferência quando sentir que o treino já não mas leva o músculo a exaustão, isso ajuda o músculo a não ficar na mesma rotina dos mesmos movimentos tipo "tik tak" - Nada é comprovado que devemos fazer ou seguir uma rotina de treino que começa com A e termina B, o importante é saber o que está fazendo e fazendo bem - tipo: Não é certo começar o treino pelos grupos musculares menores, tipo Tríceps, Ombro, Bíceps - O ideal é começar com com os músculos maiores, peito, costa, perna e em seguida os menores...

Em relação ao treino de Peito x Ombro, eu já o fiz durante um tempo, mas senti muito rápido a carga do treino de peito nos ombros quando era o momento de treinar ombro - portanto - vai de cada um, eu não o faço mais com muita frequência, mas não deixei de faze-lo.

Unknown disse...

Mudei minha ficha e tive bons resultados:

ABC (6 vezes por semana)

Segunda = Peito + Perna
Terça = Costas e Tríceps + Abdominal Reto
Quarta = Ombro e Bíceps + Abdominal Infra + Tranverso/Oblíquoo
.
.
Sabado = Ombro e Bíceps

Gostei do treino, perdi 4% de gordura (com a mesma alimentação) em 2 meses, com as mesmas séries e as mesmas repetições, sendo que não alterei muito os pesos.
No mês de Janeiro e Fevereiro vou procurar investir nos treinos aeróbicos para alcançar o Joe Manganiello.

Li nesse site algumas dicas e muita me serviram!
http://www.somebodylied.com/joe-manganiello-height-and-workout-routine/

andre carlos disse...

tiago se eu malhar por exemplo seg;peito e biceps e terça malhar costas e triceps ,o musculo ja vai tar descanssado? e eu posso malhar pesado ou pegar mas leve?

Tiago Luciano disse...

Olá André Carlos...
Olha, o intuito de se trabalhar músculos que possam sem menos exigidos em um treino ou junção de série é justamente esse, poder no outro dia estar pronto, para a próxima etapa...
Então respondendo a sua pergunta, se o músculo já estará descansado... se ele foi trabalhado na segunda, só vai ser exido novo esforço, diretamente na quinta, por conta dos outros treinos para os outros músculos.E como são sempre músculos distintos, se trabalhados em bom conjunto, sempre, dependendo também da forma como vc faz a recuperação pós treino, estarão descansados.

E em relação a carga, isso só o seu corpo pode responder... se ele não reclamar...

Valeu

Bento Junior disse...

Boaa noite amigo, Minha intenção é ganhar ombro e costas, quero saber se esse treino está bom,

Piramide decrescente
Segunda Ombro e perna
Terça Costas e Bíceps
Quarta Peito e tríceps
Quinta Ombro e Perna
Sexta Costas e Bíceps
Sábado OFF
Domingo OFF

Caso não esteja bom, faz um pra mim e posta ai grato !

Washington L disse...

Thiago poderia me passar um treino pra mim malho de segunda a sexta grato! :D

Matheus disse...

Tiago,

Treino 3 vezes na semana. Antes treinava peito e tríceps no mesmo dia. Depois de ler seu artigo passei a fazer assim:

ter - peito e costas
sex - ombro, perna e antebraço
sab - braço e abdome

seg, qua - aeróbico
dom, qui - off

tá certo ?

Abraços !

Tiago Luciano disse...

Caro amigo Matheus, não sei como era o seu treino mas mesmo com essa mudança que você fez, ainda há alguns errinhos, vamos lá:

Peito x Costas : Procure sempre fazer uma junção de treino/músculos que você possa sempre trabalhar um grupo muscular GRANDE + um grupo muscular PEQUENO - Peito x Costas, são dois grandes...

Olha, se quiser um cronograma mais detalhado, me manda mais informações sobre seu treino para treinoemfoco@hotmail.com - Aqui são só comentarios...

Valeu.

Diones Leonardo Portas disse...

Hey Tiago estava lendo os textos , e meu personal passou um treino parecido mas tenho uma duvida ...
faço treino A , B ,C

A -> peito e bíceps
B -> costas e pernas
C -> ombro e tríceps

geralmente eu treinava 3 vezes por semana ( seg , quarta e sexta ) mas nas ferias pretendo pegar mais pesado e ir de segunda a sexta . então se meu treino C cair numa quarta seria recomendável eu descansar na quinta ? ou você acha que treinar ombro e e tríceps em um dia, e peito no dia seguinte pode atrapalhar meu treino de peito ?

obd pela atenção =D

Tiago Luciano disse...

Olha Diones Leonardo, segundo o seu cronograma A, B, C - se você for treinar de segunda a sexta
ele iria ficar assim:
CRONOGRAMA
Seg: A - Peito x Bíceps
Ter: B - Costa x Pernas
Qua: C - Ombro x Tríceps
Qui: A - Peito x Bíceps
Sex: B - Costa x Pernas

Essa sequencia de treino, na ordem que está, não atrapalha no seu treino/objetivo - a divisão esta boa apenas Quarta e Quinta que são trabalhados, sem intervalo os dois músculos pequenos que são Bíceps e Tríceps, mas se você fizer e tiver um bom descanso pós treino, e também usar um suplemento bom, para ajudar nessa recuperação e reconstrução, como também uma boa alimentação rica em proteínas, no dia seguinte você vai estar pronto pra outra.

Na minha opinião não há problema algum.

Mais dúvidas - escreve para treinoemfoco@hotmail.com

Bom treino.

victhor alves disse...

iae tiago blz
ñ tenho muito tempo pois assim que chego do trabalho tenho que ir para o curso entao tenho pouco tempo pra treinar e queria saber se poderia me endicar cronograma de exercicios quero desenvolver mas os biceps, triceps, peito e costas.
segunda, terça, quarta e quinta so tenho tempo de malhar um musculo e um pouco de outro ex: 3 exercicios de um musculo e dois ou um exercicio do outro, sendo que na sexta e sabado posso malhar dois musculos por completo precisando de ajuda??? e essa negocio ai de malha biceps e costa no mesmo dia ñ da certo??? eu poderia malhar assim???

seg: biceps,peito
ter: triceps, costas

qui: costas, peito
sex: biceeps, triceps

pode ser assim??????? ou posso botar algo para o sabado para ñ casar os biceps que é o que quero mas desenvolver???

Tiago Luciano disse...

Caro vithor alves, olha, essa página é apenas para comentários e sugestões, se quiser escrever e saber mais sobre treinos e cronogramas, escreva para o e-mail: treinoemfoco@hotmail.com

Valeu!

Leandro Morais de Oliveira disse...

Thiago, eu tenho uma dúvida..

vc acha coerente treinar Triceps X Biceps e no dia seguinte treinar Peito x Ombro?

Ou mesmo malhar ombro x perna e no proximo dia Malhar Peito x triceps ?
abraços

Vinicius Eduardo disse...

Nada a ver!
Pra começar cada um tem um tipo de genética,e sim eu treino peito e triceps no mesmo dia e estou tendo otimos resultados,eu simplesmente faço 2 exercicios pra triceps e 4 pra peito,se eu mandar 5 pra peito ja faço 1 pra triceps.

Treino é uma coisa muito individual,temos que respeitar cada um,isso de peito não pode com triceps não é regra,e nunk sera.cuidado ao afirmar certas coisas!

pedrinho disse...

segunda peito e triceps
terca perna ombro
quarta costa e biceps
quinta perna e trapezio ouante braco
sexta peito triceps
sabado costa e biceps
o que acha

Tiago Luciano disse...

Olá Pedrinho, olha, se quiser tirar suas dúvidas a respeito dos assuntos abordados nesse blog, eu responderei nas postagens mesmo, mas dúvidas sobre treino e suplementação... Apenas pelo e-mail - (treinoemfoco@hotmail.com) - responderei em breve.

herique junior disse...

ola thiagoo..dah uma olhada d como esta o meu treino,,,se possivel mim deh algumas dicas,,,pra mim ajudar,,,meu objetivo eh ganhar massar muscula,,,hipertrofilia,,,,kero crescer...
SEGUNDA,,,,,bicipes 5 exercicios com 3 repeticoes para cada exercicio de 8..
costas,,4 exercicios com 3 repeticoescada d 8..
antebraco,,2 exercicios com 4 repeticoes cada d 8..

TERCA.....ombro 5 exercicios com 3 repeticoes cada de 8..
perna,,4 exercicios com 3 repeticoescada de 8..


QUARTA,,,,peito 5 exercicios com 3 repeticoes cada de 8...
tricipes,,,5 exercicios com 3 repeticos cada de 8...
na quinta jah repeti o de segunda,,,sexta repete o de terca,,,ii sabado repete o de quarta...
QUERO CRESCER!!!
se tiver ruim,mim passa um trino bom,,,com quantas repicoes,quais exercios,,,quantas vezes cada exercicio..
bigadaoooo..

herique junior disse...

ola thiagoo..dah uma olhada d como esta o meu treino,,,se possivel mim deh algumas dicas,,,pra mim ajudar,,,meu objetivo eh ganhar massar muscula,,,hipertrofilia,,,,kero crescer...
SEGUNDA,,,,,bicipes 5 exercicios com 3 repeticoes para cada exercicio de 8..
costas,,4 exercicios com 3 repeticoescada d 8..
antebraco,,2 exercicios com 4 repeticoes cada d 8..

TERCA.....ombro 5 exercicios com 3 repeticoes cada de 8..
perna,,4 exercicios com 3 repeticoescada de 8..


QUARTA,,,,peito 5 exercicios com 3 repeticoes cada de 8...
tricipes,,,5 exercicios com 3 repeticos cada de 8...
na quinta jah repeti o de segunda,,,sexta repete o de terca,,,ii sabado repete o de quarta...
QUERO CRESCER!!!
se tiver ruim,mim passa um trino bom,,,com quantas repicoes,quais exercios,,,quantas vezes cada exercicio..
bigadaoooo..

Hercules Noel disse...

Diante dos argumentos, concordo com Rafael Mendes para treino abc 2x por semana, e concordaria com Tiago Luciano para treino abc 1x por semana.
Bom treino a todos.

Tiago Luciano disse...

É isso que faz a diferença - a democracia em se pensar e escolher e tomar decisões...

Os artigos do meu blog, não foram feitos e postados parar mudarem radicalmente a opinião já formada de quem tem a sua própria - é apenas um outro pensamento de uma visão diferente de um mesmo ponto de vista.

A informação esta aí, faça bom uso dela ou não.

Obrigado aos meus leitores...

herique junior disse...

como vc ker ki as pessoaa tenham intereesse pelo se Blog,,se vc ao menos neim finge ke viu a pergunta de seus leitores?????!!!!!!
:O
Num vacila assim naum cara

Tiago Luciano disse...

Olá Herique Junior,

Cara,eu vi sua pergunta sim e valeu por acompanhar o blog, o problema é e foi que, muitas pessoas fazem perguntas sobre treinos e cronogramas e pede sugestões... e como eu já mencionei em outros comentários, dúvidas sobre cronogramas e suplementação, treino (se é correto ou não) - essas dúvidas eu tiro por e-mail (treinoemfoco@hotmail.com) - Essa área do blog é apenas para comentários mesmo..

Não leve isso pro lado pessoal - fica aí o e-mail caso ainda queira tirar suas duvidas.

Alessandro Trindade disse...

tiago qual e a sua tabela de treino?

Tiago Luciano disse...

Olá Alessandro - olha - minha tabela é comum, igual a quase todas que passo para os meus leitores, mudando apenas algumas especificações, até porque, o meu objetivo pode não ser igual ao seu ou a o do outro...

... não tenho um cronograma fixo, varia muito da minha disponibilidade de tempo naquele dia, mas o mais comum é:

A= Costa x Tríceps
B= Peito x Bíceps
C= Perna x Ombro

... mas essa sequencia eu sempre inverto no decorrer das semanas... Pra mim e comigo, funciona sempre e muito bem - não tenho o que reclamar - mas é como eu disse, cada um cada um - cada treino, cada treino.

daivid disse...

voltei a malhar a 4 meses, deppois de 6 anos em off,treino 3 veses por semana segunda, quarta e sexta, semprei treinei todos os grupos no mesmo dia( peito, trapézio, dorsal, triceps e biceps), tendo em vista que busco a hipertrofia e que tenho facilidade em guanhar massa, pegei quase 20 quilos em memos de 2 anos sem suplementos, quero divir o treino, estou pensando em faser biceps e triceps e ombro na segunda, na quarta peito, trapézio e dorsal e na sexta repitir o treino de segunda, tendo em vista que quero dar prioridade, para o braço e malhar 1 vez por semana o bbraço é pouco.
Na sua opinião vou ter um bom resultado com este treino.
valeu

Comentarios do site disse...

Faz peito hoje e tríceps amanhã??

E as 24 h de descanso dom musculo n tem??

Melhor fazer peito e triceps no mesmo dia e no outro costas e biceps assim seus musculos vao ter tempo paa desfadigar!

Tiago Luciano disse...

Não sei se você sabe mas Peito e Tríceps são dois músculos diferentes...
Então as 24hs de descanso que você fala, são para os músculos trabalhados no dia, no caso, seriam 24h de descanso para Peito e Bíceps!!! Como esse treino ,por exemplo foi feito na segunda, ele terá, o resto da segunda e mais a terça-feira de repouso, mas não é repouso sem treino, é repouso apenas dos músculos em questão que foram trabalhados no dia anterior...

Mas é como eu sempre falo, respeito a sua e a opinião de quem quer que seja - o meu blog é só mais um meio de comunicação e informação - ele não é uma cartilha que obriga os leitores a seguirem suas regras - democracia até nos treinos!

maa disse...

Thiago meu Treino é assim
Segunda: 4x Costas, 3x Trícpes, 2x Trapézio e 4x admmonal

Terça: 4x perna , 4x panturrilha ,3x peito 3x biceps pesado , 2x antebraço, 2x ombro

quarta: 4x Costas, 3x Trícpes, 2x Trapézio e 4x admmonal

quinta : 4x perna , 4x panturrilha ,4x peito 3x biceps pesado
2x antebraço , 2x ombro

sexta: 4x Costas, 3x Trícpes, 2x Trapézio e 4x admmonal

MALHO 6 ANOS ja mudei minha série varias vezes fico uns 3 meses na serie e depois mudo de exercício tbm malho conjugado peito com ombro porque mesmo com malhando peito pesado ou normal mesmo nao sinto mais queimar o peito ai faço o seguinte supino reto logo em seguida faço crucifixo , supino inclinado logo em seguida faço crucifixo inclinado gostaria que voce me desse algumas dicas ja que quero mudar minha ´serio tua opinião conheço bem meu corpo já mais sempre informações a mais são válidas e tbm se estou fazendo certo o meu treinamento abraço

Tiago Luciano disse...

Caro maa,

Na minha opinião você está exaustando muito seus músculos, pondo tantos grupos musculares juntos num mesmo dia e treino e se usar cargas muito pesadas, isso é pior ainda!!! Apesar de seus anos de treino, se não treinar correto, isso não contará em nada!!!

Como você pode treinar de seg a sex - você pode manter os treinos ABC e apenas mudar o tipo de treino (piramides, drop-set, Bi-serie, tri-serie... ) existem muitos

Mas o mais importante de tudo são as execuções, quanto melhores executadas, melhores os resultados - isso levando em consideração um série de fatores...

Mais dúvidas, escreva para o e-mail treinoemfoco@hotmail.com - esta página é mais para comentários...

Valeu.

Fernando disse...

Vou ressucitar isso aqui kkkkk

Na minha opinião humilde eu diria que treinar peito e triceps ou peito e biceps no mesmo dia é só pra iniciante. Não há necessidade de fazê-lo caso seu objetivo seja ganho de massa.
Outra coisa que conta muito e eu diria que chega a 50% dos fatores determinantes de ganhos é: "genética"

Olhem o meu treino que montei respeitando o descanso de músculos sinergistas usados no dia anterior:

Segunda; Peito,panturrilha
Terça; Costas(trapézio tb é costas), abdominal
Quarta; tríceps, panturrilha
Quinta; Bíceps,ante-braço e abdominal
Sexta; Perna e ombro

Esse é o meu treino e funciona muito bem. Inclusive tenho um avanço muito mais significativo do que meus colegas que malham no mesmo horário que eu fazendo treinos com 2 grupos casados no mesmo dia.

Essa é minha rotina e minha humilde opinião.

Tiago Luciano disse...

Olá Fernando, valeu por opinar em meu blog, fique sempre a vontade!

Olha, se seu treino funciona "muito bem" não há porque mudar, continuei, afinal, pra que mudar o que esta bom ou dando certo?? Mas você falou uma coisa muito certa: "Outra coisa que conta muito e eu diria que chega a 50% dos fatores determinantes de ganhos é: "genética"... Cada um tem a sua, mas isso não quer dizer que seu treino ou o meu é melhor do que o do colega e que o seu ou o meu estejam e sejam 100% corretos. A sua dica de treino deve valer pra alguém, assim como a minha!

Bom treino.

Antonio Vinicius disse...

Ola Tiago!

no caso de iniciantes, quais series são mais indicadas? e a partir de quanto tempo de exercício poderei acrescentar suplementos em minha alimentação?

Tiago Luciano disse...

Olá Antonio Vinicius...
Dúvidas sobre séries, treinos e suplementos, estarei respondendo pelo e-mail: treinoemfoco@hotmail.com - essa área é apenas para comentários...

Valeu, aguardo seu contato!

bruno tavares disse...

o tiago velho responde ai é errado totalmente malhar peito i costas na mesma serie tipo eu vou malha hoje peito i costas é errado tipo meu instrutor passa essa serie mas comentei com uns amigos i falarao que é incorreto vc pode mim ajudar?
responde ai o mais rapido que poder !!!

Tiago Luciano disse...

Olá Bruno Tavares...

Olha, totalmente errado não é, nada é, apenas não é o mais indicado!
O ideal é você trabalhar/fazer no mesmo treino, a junção de um músculo GRANDE com um músculo PEQUENO, sempre assim, trabalhar dois músculos grandes como Peito x Costa no mesmo nao eh o treino mais indicado, como vc pode ver e ler no artigo a cima!! leia o artigo a cima,nele tem umas dicas de como pode ser seu treino.

bruno tavares disse...

Tiago Luciano valeu pela dica !! mais velho meus instrutor passa essa serie desse tipo peito i costas mais s ela ta passando ela e meio complicado xega pra ele i fala q a serie q ele passa nao é a mais recomendada nao é? ainda mais q entrei na academia a uma semana pow iai oque vc mim diz tiago?
mas muito obrigado valeu mesmo

Tiago Luciano disse...

Caro Bruno Tavares, cara, sua situação é difícil, porque vc quer treinar bem e correto e justamente a pessoa que lhe deveria passar isso da forma certa pra vc não passa... Converse com ele, fale que vc viu na internt, com amigos que esse treino não é o mais indicado... Isso é uma coisa que só vc pode resolver...

Bom treino

bruno tavares disse...

ok Tiago obrigado cara so mais uma coisa esse tipo de treinamento q meu instrutor esta mim passando tem resutados tipo cresce o musculo eu ganho alguma coisa ou nao vai fica na mesma s eu continua malhando assim? ei vey descupa te encomodar tanto ta e pq pesquisei i vc foi o unico q eu acho depois que li o texto la em cima por isso te pesso conselhos i tiro minhas duvidas

bruno tavares disse...

tipo malhando desse modo com essa seri ai eu vou obter resutados ou nao so vou queima assim meus musculos irao continua pequenos e isso que quero saber !! cara desculpa mesmo pelo encomodo e pq sou iniciante nisso i por aqui onde moro sou novato dai fica dificil mim informar fora q o instrutor mau para para mim fala com ele pq e muita gente

BLR DOWNLOADS disse...

Aew kra quando eu completei 3 meses de academia, eu pedi la pro dono da academia mudar meu treino e ele fez dessa forma, COMO AS TERÇAS E QUINTAS EU TREINO MUAY THAI SO PRATICO MUSCULAÇÃO SEGUNDA QUARTA E SEXTA. POR ISSO FICOU ASSIM.
SEGUNDA: PEITO E COSTA/ QUARTA BICEPS E TRICEPS/SEXTA: PERNA E OMBRO. TA LEGAL OU POR UNIR MUSCULOS GRANDES COMO PEITO E COSTAS E PEQUENOS COMO BICEPS E TRICEPS SE TORNA IMPROPRIO.

Tiago Luciano disse...

Olha Bruno Tavares, malhando desse jeito, vão vir os resultados sim, até porque vc esta exercitando a musculatura e isso já é o suficiente para ganho, perda e/ou definição.

O grande problema é que esse tipo de treino a longo prazo ou até mesmo a curto prazo, vai acabar prejudicando seu rendimento, acaba que o resultado e esforço de um acaba afetando os resultados e execuções do outro... por requerer muito esforço, força e foco num musculo muito grande!!

Fica a dica

Tiago Luciano disse...

Olá BLR DOWNLOADS,

Olha, eu particularmente, como já mencionei em outros comentários nesse blog, não concordo nem sou a favor de treinar num mesmo dia, 2 músculos grande, assim como também 2 músculos pequenos... O ideal é equilibrar, 1 músculo grande com 1 músculo pequeno. Dessa forma vc acaba tendo e podendo fazer uma separação de quanta força usar e pode até usar mais força e carga nos exercícios para os grandes músculos. peito é um exercício em que se usa muita força e é o que mais queremos pegar pesado, isso é bom... mas logo após vc vai querer fazer o mesmo para Costa, mais vc irá conseguir dá a mesma intensidade para esse músculo????? Duvido muito!! Já quando se treina grandes/pequenos, pelo fato de o músculo pequeno, não ser um músculo em que possamos fazer tanto esforço e usar tanta carga, acaba equilibrando o treino. Essa é minha opinião e assim a sigo...

OBS: faça um teste, veja sua carga e força usada num treino 2 músculos grandes e depois um grande e um pequeno, veja se consegue usar a mesma carga e como se sentirá depois...

Fica a dica!

Paulo Sergio disse...

Olá..
Concordo contigo em relação treino de peito x triceps.
Já fiz diversos treinos e adaptações, mas quando fazia peito x triceps na hora de executar o treino de triceps ficava fadigado, ate pq tinha forçado ele no treino de peito,o treino de triceps com esse musculo acaba ficando fraco até pq vai poder fazer no máximo de 2 a 3 exercicios para triceps, eu particulamente acho um treino fraco..
Quando treino peito x biceps posso executar de 4 a 5 exercicios para biceps até pq forcei ele muito pouco no treino de peito,o legal é respeitar o tempo de descanso para o mesmo, eu geralmente trabalho peito x biceps e antenbraço na segunda feira, na terça faço ombros x pernas e abdominas,quarta eu mando costas x trapezio x triceps, sei que já forcei o trapezio na terça no treino de ombros mas pra mim funciona..
quinta feira retomo o treino de ombros x pernas , sexta peito x triceps antebraços, já no sabado fui obrigado encaixar o treino de costas x triceps e abdomem, não tive outra opção já que curto trabalhar 2 musculos na semana..mas vai de cada pessoa, ninguém esta obrigando a seguir os treinos mencionados acima..grande abraço sempre bom compartilhar experiências.

erik Pinheiro de Lima disse...

Respeito a essa opinião! Todavia temos que entender que para um desenvolvimento do músculo ele precisaria de descanso. Pelo menos, de acordo com algumas pesquisas, 48h. Como poderia o músculo descansar se malharmos por exemplo peito e bíceps - Costas e tríceps - perna e ombro. Sendo que ao malharmos peito pegamos indiretamente tríceps e costas indiretamente bíceps??!Sempre vamos pegar algum músculo indiretamente! O fato é que de qualquer forma isso varia de pessoa para pessoa. A realidade de cada um deve ser levado em conta para elaboração de uma boa série. A genética também pode ser uma boa aliada. Não temos como afirmar que ta certo ou errado malharmos um grupo ou outro com nosso conhecimento atual. Pesquisas surgem ano a ano provando que temos conhecimento limitado e suscetivo a mudanças. O importante é procurarmos ajuda de quem é dá área e se mantém atualizados se é que queremos ter um bom resultado! Mas foi um bom tópico e respeito a opinião de cada um! Valeu mesmo! Fica a dica!

Klaus Pereira disse...

Para não exaurir demasiadamente o tríceps no treino de peito, EX: faz-se 2 a 3 exercicios que usem o triceps como motor secundário por exemplo os supinos, e os demais exercicios q o isolem por exemplo os crucifixos, balanceando assim a intensidade do treino de acordo com o tamanho do musculo e a carga de treino por ele suportada!!!

Daniel disse...

muito legal o artigo só não concordo,ja fiz varios estudos e tenho muitos alunos q conseguem resultados muito melhores treinando peito e triceps,Não tem muito sentido vc treinar peito x biceps, pq??
Quando treinamos o peitoral usamos muito o tríceps e de certo modo cansando ele correto? vamos lá, já que a função principal da musculação é ''micro lesionar'' as fibras musculares, entao nada mais certo do que depois de um treino de peito ir la e destruir o triceps! pronto ai sim será uma dilaceração total das fibras e ai sim o organismo vai recuperar e aumentar as fibras onde chamamos de hipertrofia muscular!
Observe q nao faz muito sentido, voce treinar Peito e Biceps, sendo q no outro dia q vc for treinar Costa e Triceps, o Triceps vai estar em descanso por conta do treino de peito do dia anterior e vc irá quebrar o descanso dele treinando triceps de novo!!! isso é fato e cientifico.
adorei o artigo apenas nao concordo, e outra cada um é cada um, sendo assim cada um treina como se sente melhor =D
abraços marombas =D
Daniel!

Romualdo Janaina disse...

dae cara blz preciso de uma opiniao
meu treino é
peito x costas x abdomen
biceps x triceps x antebraços
ombro x trapezio x perna
o que vc acha?
se puder me responder no meu e-mail agradeço
romualdo_1990@hotmail.com

Paulo Sergio disse...

Daniel se a pessoa treinar peito x bíceps na 2º feira, basta mudar o treino colocar na 3º feira toda região das pernas e abdômen, já na quarta faz treino costas x tríceps,basta mudar seu treino respeitando tempo de recuperação, o treino peito e bíceps se torna melhor pelo seguinte motivo:
Se vc treinar peito x tríceps, seu treino de tríceps no final sai uma merda, depois de ter treinado peito a serie de tríceps vc não vai se dedicar 100% pois seu tríceps já esta minado resumindo exausto!
Claro que não adianta fazer peito x biceps na segunda e na terça fazer costas x triceps, cabe a pessoa montar seu próprio treino, eu faço assim e adianta.

Seg: peito x bíceps x antebraços/ abdominais
Ter: OFF
Quart: costas x tríceps
Quint: Ombros x pernas
Sex: peito x tríceps / abdominais
Saba: costas x bíceps

Ai vc vai questionar no treino de sexta que é peito x tríceps e não peito x biceps, faço esse treino justamente para conseguir o repouso, já que não posso colocar o treino de sexta igual o de segunda e o de quarta com o de sábado, pq gosto de treinair 2 grupos musculares na semana..

Daniel disse...

é legal esse ponto de vista mesmo...nao deixa de ser um ótimo estudo Paulo! mas contra fatos nao á argumentos, pros meus alunos continua dando certo peito e triceps e pra mim tbm...
Man na boa, nao tem como vc fadigar um triceps treinando peito e é justamente esse o proposito da musucalção chegar a exaustão muscular o mais rápido possível. já treinei peito x triceps e peito e biceps, nao tem nem comparação, meu desenvolvimento do triceps depois que treino peito é muito melhor sem contar q consigo alcançar um volume maior em menor tempo.
treino iniciante ou faze de adaptação td bem...mais intermédio p avançado não dá...se quer ficar rasgado tem q arrebentar as fibras.
Mas nada proibe de fazer uma serie peito x biceps mais eu so faria isso pra contruir um off pro atleta.
estudos e fisiculturistas conceituados dizem que se vocÊ treinar um musculo bem trabalhado e pesado ele pode demorar mais de 5 dias p/ recuperação total.
Executei alguns testes e realmente a maioria dos alunos q treinam o musculo 1 vez na semana conseguiram maiores volumes dos q treinam 2x semana.
Mas assim temos opnioes diferentes mais o q voce postou nao deixa de ser um belo estudo, cada aluno é cada aluno e nenhum treino fica bom se a alimentação eh ruim né?
abraços e estudos sempre =D
Daniel!

maa disse...

meu instrutor passo assim
Segunda: peito Ombro e abdominal
Terça: biceps e Triceps panturrilha
Quarta: costas trapézio e abdominal
Quinta: mesmo de segunda e panturrilha
Sexta: mesmo de terça e abdominal perna
Sabado mesmo de quarta e panturrilha

to gostando do treino mais sei la as vezes acho que ta errado nao sei direito to nele a 1 mês já ja treinei ABCDE ser sincero nao curti mesmo me dou bem com
ABC clássico mesmo sendo que ja treino a 6 anos
mais sempre sugestões são bem vindas oq vc acha ? do treino

Paulo Sergio disse...

Claro Daniel sempre mudo meus treinos, agora mesmo estou fazendo assim:

Seg: Peito / ombros/ tríceps e abdominais

Terc : Off

Quarta: Costas / bíceps /Trapezio e antebraços
Quinta: Toda região das pernas / Abdomen
Sexta: repito treino de segunda
Sábado : repito treino de quarta..

Esse treino gosto tb , pq dá um intervalo maior de repouso para os músculos..creio tb que varia de pessoa pra pessoa, abraços!

Daniel disse...

otimo treino =D o importante eh sempre treinar ;)
abraços

Thalisson Silveira disse...

Caro Tiago Luciano, blz?
Treino 3 vezes na semana (Seg, Qua e Sex) com A, B e C. É válido eu fazer esse tipo de divisão:

Seg: Peito, Ombros (frontal e lateral) e Bíceps
Ter: Off
Qua: Pernas, Trapézio e Lombares
Qui: Off
Sex: Costas, Ombros (lateral e posterior) e Tríceps
Sáb: Off
Dom: Descanso

Dá uma força aíí ... abçs!

madjer lima disse...

mano você e um cara que respeita as perguntas e criticas do pessoal ae deu para ver isso mais desconcordo do que você falou eu malho peito e triceps no mesmo dia e tive bons resultados se prestar atenção você fazendo peito e triceps na segunda na terça feira já deu 24 horas de descanso dos musculos terça feira vai fazer costa e biceps quando você faz costa você ta forçando muito o biceps então se você faz peito e biceps na segunda na terça você querendo ou não vai força o biceps de novo no treino de costa eu me dei bem malhando peito e triceps e costa e biceps pois descanso esses musculos pequenos mais como o cara la em cima falou vai de genética de cada um o que e bom para você e só para você pode não ser bom para mim ou para outras pessoas...

vanessa freitas disse...

Olá Boa Tarde... Parabéns pelo bom conteúdo. Malho a um certo tempo. Gostaria de saber se minha série tá legal. Moro na Alemanha e infelizmente aqui os instrutores sao totalmente incompetentes. Só no Brasil tem pessoas competentes....Minha série é ...4 vezes por semana.

Domingo - Coxas - Glúteos- Panturrilhas- Culote
Segunda - Descanso Total---------------------------
Terca - Costas- Peitoral- Lombar - Posterior de Coxa - Abds-
Cardio 40 min
Quarta- Descanso total---------------------
Quinta - Coxas- Glúteos- Panturrilhas- Culote - Bíceps- abds
Sexta- Descanso Total
Sábado- Ombros- Tríceps- Posterior de Coxa - Lombar
Cardio 40 min

Tomo Whey Iso , Glutamina e Bcaa .
Ficaria muito grata de uma orientacao
Vanessa

fernando b.o disse...

isso é verdade,porem para se fazer como mostra aí no exemplo vc teria q mudar os dias para cada parte do corpo,para o descanso,gostei ja fiz esse tipo e consegui bons resultados.

Tiago Luciano disse...

Pessoal, informo que esse espaço é apenas para comentários sobre as matérias...

Dúvidas sobre treino e outras coisas do genero, por favor escrever para o endereço: treinoemfoco@hotmail.com


Valeu...

Bom treino.

Paulo Fernando disse...

Eu não sigo o entendimento do blog por achar que contém uma falha quanto ao conteúdo.
Você está certo quando diz que ao trabalharmos um músculo, utilizamos-nos, para a execução de um determinado exercício, outros músculos de forma acessória. Mas o problema consiste no seguinte: Sabemos que do execício para peito como o supino e outros, utilizamos o tríceps como acessório à execução do supino. Então, é muito mais proveitoso fazer exercícios para tríceps neste mesmo dia do que no dia seguinte, por exemplo. Se assim ocorrer, estaria-se estimulando o tríceps no dia em que se fizesse peito, e no dia seguinte se trabalharia tríceps novamente de forma mais específica ou intensa. Todos sabemos que não se pode fazer exercícios do mesmo grupo muscular em dias seguidos, pois o resultado disso é perda de massa muscular por overtraining.

Assim sendo, condeno a tese de que é um erro trabalhar peito e tríceps por não haver sustentação com fundamento. Dessa forma, acredito ser possível fazer esses grupos musculares no mesmo dia, ou ainda se quiser fazer em separado, ou seja, tríceps e peito, que se faça em dias intercalados, por exemplo: dia 1 peito; dia 2 outro execício que não envolva o tríceps e o peito; dia 3 treino de tríceps...

Anderson Alves da Silva disse...

Por exemplo se treinar peito e bíceps na segunda, vc diz para trabalhar ombros e tricipes, e costas? costas seriam com pernas? e o tempo descanso, o treino de costas teria ser longe do treino de bíceps,se por exemplo for treinar costas na terça, tendo treinando o bíceps com o peito fudeu o treino de costas, explique-me como seria
SEG
Peito e bíceps
TER
...
QUA
...
QUI
...
SEX
...
Pra quem 3x por semana é fácil e pra treina de seg a sex ou até aqueles de treino de sábado como fica?


Tiago Luciano
A= Costa x Tríceps
B= Peito x Bíceps
C= Perna x Ombro

Seria SEG, QUA e SEX né
Sendo Costa x Tríceps na segunda e Peito x Bíceps na Qua, não seria melhor treinar na quinta costa e tríceps ?digo isso se a pessoa faz um treino bem forte, bem intenso mesmo
C= Perna x Ombro

Tiago Luciano disse...

Este espaço é apenas para que os leitores deixem ou possam expressar suas opiniões e comentários. Qualquer outra dúvida ou perguntar, por favor escrever para o contato do BLOG: treinoemfoco@hotmail.com

Att,
Tiago Luciano
Administrador

Elivelton Pereira Gondim disse...

Thiago o que você acha malho da seguinte maneira:
Segunda- Peito x bíceps
Terça - costa x Tríceps
Quarta - Ombro e perna
Repito tudo na Quinta, Sexta e Sábado e Descanso no domingo

Tiago Luciano disse...

Pessoal, informo que esse espaço é apenas para comentários sobre as matérias...

Dúvidas sobre treino e outras coisas do genero, por favor escrever para o endereço: treinoemfoco@hotmail.com


Valeu...

Bom treino.

Postar um comentário